segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Gravidez logo após parto é arriscado

Médicos dizem que o corpo da mulher precisa de tempo para se recuperar


Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, fizeram um alerta a mulheres que pretendem engravidar de novo poucos meses depois de dar à luz.
De acordo com o estudo, realizado na Escócia entre 1992 e 1998, o intervalo pequeno entre uma gravidez e outra aumenta os riscos de complicações como por exemplo, nascimento prematuro, bebés abaixo do peso normal e até mesmo natimortos.
Os médicos dizem que, embora os riscos de complicações como essas sejam baixos, as futuras mães devem ficar atentas.
A pesquisa foi feita com 89 mil mulheres que esperavam um bebê pela segunda vez em um período máximo de cinco anos.


Seis meses


De todo o grupo analisado, uma em cada vinte mulheres estava esperando o segundo filho em um espaço de seis meses após o primeiro parto.
Especialmente nesse universo, as complicações na hora de um segundo parto mostraram-se bem mais comuns.
A chance de dar à luz um bebê prematuro ou até mesmo de a criança morrer logo após o parto foi duas vezes maior do que em mulheres que esperaram mais de seis meses para engravidar de novo.
Segundo os médicos que realizaram o estudo, publicado no British Medical Journal, as complicações podem ocorrer porque o corpo das mulheres precisa de um tempo para se recuperar após a gravidez e o parto.
Os pesquisadores disseram também que os médicos precisam alertar as pacientes e mostrar cuidado especial com mulheres que passaram por situações de aborto involuntário ou cujos bebés morreram logo após o parto e também com adolescentes que engravidam.


Este artigo reflecte bem aquilo que abordamos na aula; pois é lógico que o corpo da mulher necessita de tempo para restabelecer o seu ciclo sexual e também e essencialmente o seu corpo e sua regulação hormonal!
Quando isto não acontece o corpo da mulher não está preparado para acolher de uma forma perfeita uma nova gravidez, acontece o que este estudo evidencia, o numero de partos prematuros e de recém nascidos mortos aumenta!

6 comentários:

Nuno Lopes disse...

Deve ser muito dificil ser mulher e esta postagem é mais uma prova disso. Quando vimos casos de senhoras que deram á luz 10 ou mais filhos em pouco tempo vimos o risco a que puseram os seus corpos talvez seja por isso que antigamente ocorriam tantas mortes no nascimento

João Miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Miguel disse...

Concordo plenamente contigo Ana…é muito arriscado tudo aquilo a que estas mulheres se submetiam pois, actualmente, é quase impossível encontrar casos destes. Contudo, acho que serve para alertar as futuras “mamãs” que tencionam ter os seus filhos todos de uma forma sequenciada!

elsa disse...

Eu tenho uma menina de 3 meses e soube ontem k tou gravida de 5 semanas, eu estou muito contente mas para ser sincera, tambem muito preocupada.

Anônimo disse...

Já conheces A Terra dos Sonhos, uma loja onde pode encontrar artigos variados com preços de sonho.
www.terradossonhos.net

Anônimo disse...

EU TAMBEM TENHU UMA BEBE DE 3 MESES E ESTOU GRAVIDA DE 5 SEMANAS... CORRO MUITO RISCO? EU NAO QUERIA MAIS JA QUE VEIO NAO VO RECUSAR AGORA É SO ACEITAR MAIS TO MEIO PREOCUPADA PQ LI QUE TEM RISCO DO BEBE NASCER E LOGO APOS MORRER, SE ISSO ACONTECER NUNCA VO ME PERDOAR....