segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Gravidez logo após parto é arriscado

Médicos dizem que o corpo da mulher precisa de tempo para se recuperar


Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, fizeram um alerta a mulheres que pretendem engravidar de novo poucos meses depois de dar à luz.
De acordo com o estudo, realizado na Escócia entre 1992 e 1998, o intervalo pequeno entre uma gravidez e outra aumenta os riscos de complicações como por exemplo, nascimento prematuro, bebés abaixo do peso normal e até mesmo natimortos.
Os médicos dizem que, embora os riscos de complicações como essas sejam baixos, as futuras mães devem ficar atentas.
A pesquisa foi feita com 89 mil mulheres que esperavam um bebê pela segunda vez em um período máximo de cinco anos.


Seis meses


De todo o grupo analisado, uma em cada vinte mulheres estava esperando o segundo filho em um espaço de seis meses após o primeiro parto.
Especialmente nesse universo, as complicações na hora de um segundo parto mostraram-se bem mais comuns.
A chance de dar à luz um bebê prematuro ou até mesmo de a criança morrer logo após o parto foi duas vezes maior do que em mulheres que esperaram mais de seis meses para engravidar de novo.
Segundo os médicos que realizaram o estudo, publicado no British Medical Journal, as complicações podem ocorrer porque o corpo das mulheres precisa de um tempo para se recuperar após a gravidez e o parto.
Os pesquisadores disseram também que os médicos precisam alertar as pacientes e mostrar cuidado especial com mulheres que passaram por situações de aborto involuntário ou cujos bebés morreram logo após o parto e também com adolescentes que engravidam.


Este artigo reflecte bem aquilo que abordamos na aula; pois é lógico que o corpo da mulher necessita de tempo para restabelecer o seu ciclo sexual e também e essencialmente o seu corpo e sua regulação hormonal!
Quando isto não acontece o corpo da mulher não está preparado para acolher de uma forma perfeita uma nova gravidez, acontece o que este estudo evidencia, o numero de partos prematuros e de recém nascidos mortos aumenta!