domingo, 30 de setembro de 2007

Poluição pode ameaçar a fertilidade masculina

Inspirar ar poluído pode afectar a qualidade dos espermatozóides e diminuir a fertilidade masculina, sugere uma nova pesquisa.


O estudo em reprodução humana descobriu uma ligação importante entre longos períodos de exposição ao ar poluído e o aumento da quantidade de espermatozóides defeituosos.
Evidências sugerem que a poluição causada pelos carros, por exemplo, ajuda a reduzir a qualidade dos espermatozóides.
A pesquisa analisou o material de 35 homens da cidade de Teplice, na República Tcheca, uma área que apresenta altos índices de poluição no inverno, devido à presença de geradoras de energia à base de carvão na área.
A recolha ocorreu durante dois anos e foi feito por especialistas da Sociedade Britânica de Fertilidade (British Fertility Society).
Nos períodos de alta poluição, segundo o estudo, houve um aumento na quantidade de espermatozóides defeituosos.
Quando a qualidade do ar melhorou, o mesmo aconteceu com o esperma – o que também sugere que o problema é temporário.


É triste ver como mais uma vez a poluição prejudica a qualidade de vida das nossas populações!! Sendo até crianças que ainda nem formadas estão prejudicadas, pois os espermatozóides que as originarão serão defeituosos!

Com tanto mal que a poluição nos faz, a humanidade podia ter mais consciência, as grandes empresas, e não só, deveriam ser mais conscienciosas, afinal tudo está em causa: buraco de ozono, aquecimento global, a nossa saúde e a saúde dos futuros cidadãos que em tanta coisa será afectada!

Cientistas criam espermatozóides a partir da medula

Cientistas da Alemanha anunciaram ter conseguido produzir espermatozóides não-maduros (espermatogónias) a partir de amostras de medula óssea humana.

Os pesquisadores das Universidades de Göttingen e de Münster, e da Escola de Medicina de Hannover, isolaram células-tronco mesenquimais tiradas de voluntários adultos.
Ao apresentar o trabalho, publicado na revista Gamete Biology: Emerging Frontiers on Fertility and Contraceptive Development, eles dizem que se conseguirem fazer com que os espermatozóides se desenvolvam e atinjam a maturidade, a descoberta pode ajudar no tratamento da infertilidade.
Mas outros especialistas em fertilidade alertam que os dados do estudo precisam ser analisados com cautela neste estágio inicial.

É sabido que as células-tronco mesenquimais podem se diferenciar em células que dão origem a diversos tecidos, como musculares, ossos e cartilagem.
Mas é primeira vez que se produz artificialmente espermatogónias humanos dessa maneira.
O líder da pesquisa, Karim Nayernia, disse esperar que a descoberta possa um dia ajudar a tratar jovens homens que perderam a fertilidade por causa de quimioterapia.
"Nosso próximo objetivo é ver se conseguimos fazer com que esses espermatogónias amadureçam e se transformem em espermatozóides no laboratório", afirmou. "Serão necessários de três a cinco anos de experiência para isso."
No entanto, países como a Grã-Bretanha estão aprovando leis que proíbem o uso de espermatozóides e óvulos artificiais em tratamentos para a fertilidade.
Nayernia reconhece que isso pode ser um obstáculo para o desenvolvimento de sua pesquisa.
Já o professor Harry Moore, do Centro de Biologia em Células-Tronco da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, diz que a análise dos resultados obtidos na Alemanha precisa ser cautelosa.
Segundo ele, praticamente todas as observações de transdiferenciação não foram confirmadas em testes mais rigorosos.
"Esta é uma área onde as mudanças ocorrem muito rapidamente, mas ainda estamos longe de desenvolver tratamentos contra a infertilidade usando esse tipo de técnica", afirmou.
Moore também alerta que a manipulação das células-tronco para que se transformem em espermatozóides maduros pode provocar mudanças genéticas permanentes, o que afectaria a "segurança" dessas células.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/


Na minha opinião tal descoberta é sempre muito importante, pois todo o avanço e' essencial para o desenvolvimento humano e tecnológico! Com esta descoberta, embora segundo o professor Harry Moore seja ainda uma descoberta muito incerta e com alguns ricos a nível da genética, esta, daqui a alguns anos, irá ajudar pessoas que realizaram quimioterapia a poderem tratar a sua infertilidade! Promovendo assim uma melhor qualidade de vida à população!

sábado, 29 de setembro de 2007

2º Aula Prática

No dia 26 deste mês tivemos a nossa segunda aula prática! Nesta aula além de concluírmos alguns temas pendentes da aula anterior, foi-nos possível observar ao microscópio óptico completo algumas preparações permanentes, como: esperma humano, esperma de cavalo, fases da meiose, pénis de um feto, canal deferente, próstata, etc...

Foi mais uma vez uma aula muito interessante, pois percebemos muito melhor as matérias abordadas; é muito mais fácil perceber, e por exemplo, legendar imagens que já vimos como são na realidade!

Além de tudo voltou a ser muito interessante trabalhar com o M.O.C.!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

1º Aula Prática

Observação de uma imagem ao M.O.C.
A primeira aula de laboratório foi essencialmente para nos ambientarmos ao uso do M.O.C., percebendo quais os seus principais componentes, cuidados e funções.

Para isso observamos a epiderme de uma Tradescantia ao Microscópio Óptico Composto! Fazendo a preparação temporária a partir do caule da planta e realizando todo o procedimento necessário para observarmos a imagem ao M.O.C.!

Além de aprender e, em alguns casos, recapitular, como se faz uma preparação temporária, como mover as lentes de um M.O.C., como focar as imagens, como utilizar as lentes, etc; percebi também que a imagem que vemos na lente do M.O.C. é invertida da imagem real e que se move no sentido contrário ao que nós vimos!

Além disso revemos também o que são estomas de uma planta, vasos xilémicos, etc!!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O Meu E-Portfolio

Neste novo desafio para a disciplina de Biologia, pretendo que além de realizar as tarefas pedidas pelo professor; que mais uma vez aprenda coisas de uma maneira diferente e que mais uma vez suscite interesse e curiosidade em mim sobre temas que normalmente eu não daria muita relevância!
Este ano, já vejo a Biologia de uma forma diferente, visto que foi opção minha devido ao tema que essencialmente abordaremos: Genética!!
Genética e Biotecnologias são na minha opinião a futura resolução de muitos dos problemas da nossa sociedade, por isso e também pela complexidade e enorme importância, em coisas tão minúsculas que até muita gente desconhece, eu acho este tema tão fascinante!
Espero que seja um bom e fascinante ano-lectivo para todos!!

Comentários....

  • Dia 9-10-2007

Comeitei o Blog do Cesar Rafael em duas postagens;