sábado, 9 de fevereiro de 2008

Todos os olhos azuis têm o mesmo antepassado comum

No passado dia 31 de Janeiro o Jornal público publicou a seguinte estudo que foi levado a cabo na Universidade de Copenhaga!


"No princípio todos teriam olhos castanhos. Porém, um dia — o “acidente” poderá ter ocorrido há cerca de seis ou dez mil anos — alguém sofreu uma mutação no gene conhecido hoje como OCA2, que perturbou a produção de melanina na íris. Assim terá surgido o primeiro par de olhos azuis e deste antepassado terão vindo todos os que hoje existem. Esta é a tese de uma equipa de cientistas da Universidade de Copenhaga que estudou o ADN de aproximadamente 800 pessoas com olhos azuis, desde os loiros escandinavos aos turcos de tez escura. “Uma mutação genética que afectou o gene OCA2 desencadeou uma mudança que literalmente desligou a capacidade de produção de olhos castanhos”, explica Hans Eidberg, do Departamento de Medicina Molecular e Celular da universidade dinamarquesa. Segundo o artigo publicado este mês na revista científica Human Genetics, a mutação não silenciou o gene. Apenas terá limitado a sua capacidade de produção de melanina — o pigmento que dá cor aos nossos olhos, cabelos e pele — na iris. Ou seja, “diluiu” a cor castanha até ao azul. A equipa analisou o ADN de voluntários e percebeu que 99,5 por cento partilhavam a mesma pequena mutação. Um “acidente” que ocorre num local específico do OCA2 (um gene que, de acordo com outros estudos, estará também relacionado com alguns tipos específicos de albinismo, mais frequentes nas populações africanas). Os diferentes tons de castanho nos olhos traduzem-se em variações consideráveis na produção de melanina de cada indivíduo. Quanto às outras cores — verdes, cinzas — representarão diferentes doses de melanina. No caso do azul é diferente. A variação de quantidade de melanina na iris das diferentes tonalidades de azul nos olhos claros é muito pequena. Daí tudo estar relacionado com um só antepassado, concluem os cientistas.Hans Eidberg implicou o gene OCA2 na cor dos olhos pela primeira vez em 1996, mas os investigadores ainda não arriscam uma data para este acontecimento genético. Porém, adiantam que a mutação terá surgido próximo da região do Mar Negro há seis ou dez mil anos, na altura da rápida viagem da população na Europa em resultado da expansão da agricultura. “A elevada frequência de indivíduos com olhos azuis na Escandinávia e no Báltico confirma uma selecção deste fenótipo”, refere o estudo."




Opinião Pessoal: Nesta notícia nota-se como as características multifactoriais, ou seja, factores ambientais como o clima, etc; condiciona a expressão fenotípica de um determinado genótipo! Mais uma vez notamos como a genética está envolvida em tudo o que nos rodeia!

3 comentários:

Unknown disse...

Não sou do meio científico mas aprecio estudos desta natureza que nos ajudam a esclarecer assuntos de importância.Este estudo realmente tem fundamento dentro de minha modesta opinião abalizada numa fonte segura: as Escrituras Sagradas.Como assim?
Este "trauma" que ocasionou esta alteração genética realmente ocorreu e há cerca de 6.000 anos atrás e justamente nesta região do oriente médio.A Palavra de Deus realmente confirma esta Tese.
Por fim qualquer biólogo que trabalhar com estes dados saberá as orígens das enfermidades humanas.
Além disso este Livro lhe ensinará mais do que imagina e acrescentará á você algo que nehuma faculdade pode lhe dar...fé em um Criador.

Valter Fernandes disse...

Olha suponho que estajas entao a falar de um antepassado meu...simpatico da tua parte abordares a minha familia.
Eu pensei que a cor azul derivava de varios individuos que foram sofrendo mutações, um aqui outro acolá, nunca me ocorreu pensar que vinhamos todos do mesmo individuo.
Bem fico a saber que se encontrar alguém de olhos azuis posso sempre dizer "Olha ainda somos da familia, primos prai em 500 grau..."

Unknown disse...

Tem algum jeito de conseguir modificar essa produçao de melanina artificialmente ? talvez com alguns estudos ele consiga ;D