quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O que é a infertilidade?

A infertilidade é uma incapacidade temporária ou permanente em conceber um filho e em levar a termo uma gravidez até ao parto. É um problema comum que ataca homens e mulheres, proveniente de motivos internos ou de contributos inconscientes do ser humano.
Considera-se que existe um problema de infertilidade quando o casal tem relações sexuais, regularmente sem utilizar contracepção durante o período de 1-2 anos, sem que ocorra uma gravidez.
No entanto, isso não significa que ela não possa ocorrer naturalmente após esse período ou recorrendo a técnicas específicas, uma vez que a infertilidade total, ou esterilidade, é uma situação rara.

Tipos de infertilidade...
Pode-se classificar dois tipos de infertilidade:
• Infertilidade primária – incapacidade fisiológica de uma primeira gravidez
• Infertilidade secundária – incapacidade fisiológica de uma segunda ou mais gravidezes.
Para a OMS (Organização Mundial de Saúde) um casal tem problemas de fertilidade, quando após 2 anos de actividade sexual sem utilização de métodos contraceptivos, não ocorre uma gravidez.
Em Portugal recomenda-se que o casal procure ajuda especializada, se não tiver havido gravidez
• Ao fim de 2 anos
• Ao fim de 1 ano, se a mulher tiver mais de 30 anos

Frequência da Infertilidade:
Calcula-se que cerca de 20% da população total tenha algum tipo de infertilidade. Esta taxa é maior em países menos desenvolvidos, em que a existência de doenças com consequências negativas ao nível do aparelho reprodutivo e à falta de recursos em termos de saúde para controlar estes problemas fazem com que uma proporção considerável da população possa ser infértil.

Como vimos pela leitura deste artigo a infertilidade é um problema mais frequente que aquilo que inicialmente pensamos. E como é fácil deduzir tem uma tendência ao aumento pois cada vez mais, as mulheres querem atrasar a sua vida materna pondo em prioridade a vida profissional, o como é absolutamente legítimo mas infelizmente comprometerá a sua capacidade de engravidar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Retirei algumas informaçoes do seu trabalho para fazer o meu.Boa sorte.