terça-feira, 29 de abril de 2008

Agricultura tem grande variedade de espécies

Estudo conclui que agricultura tem maior diversidade de culturas do que se pensava.

A diversidade das plantas utilizadas na agricultura é maior do que se pensava, principalmente nas plantações mais pequenas. Esta é a conclusão de um estudo internacional realizado durante uma década, que foi publicado na semana passada no "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Para perceber a importância da agricultura em pequena escala na biodiversidade mundial foi liderada pela investigadora Devra Jarvis e centrou-se em 27 plantações em mais de 2000 pequenas quintas em todo o mundo, cobrindo 63.600 hectares. Todas as plantações tinham pelo menos mais do que uma variedade cultivada e em certos arrozais no Vietname existiam mais de 60 variedades lado a lado.
A biodiversidade na agricultura é crucial para combater a perda de plantações. Quanto maior diversidade genética houver, mais margem de manobra os agricultores têm para produzir variedades que resistam a doenças, pragas de insectos e às alterações climáticas.
A Bioversity International, a organização com sede em Roma que promoveu este estudo, tem como objectivo o estudo e conservação mundial da diversidade das plantas utilizadas na agricultura. À medida que o cultivo familiar vai sendo substituído pelas grandes empresas teme-se que a biodiversidade fique mais reduzida.

Opinião Pessoal: Esa notícia enquadra-se muito bem no tema que estamos a dar nas aulas (Cultivo de plantas/Criação de animais e Controlo de pragas), pois é mais uma prova que a agricultura intensiva além de todos os inconvenientes que acarreta, como grandes consumos de água, desflorestação, deserificação, etc; também nos retira a biodiversidade que tão essencial é para a biosfera e até mesmo para as próprias culturas, pois um controlo de pragas numa monocultura de biodiversidade quase reduzida é bastante dificultada.

2 comentários:

João Miguel disse...

Esta notícia só vem por em prática todo o conhecimento, isto é, a biodiversidade é extremamente grande na natureza, contudo, por motivos de interesse/superprodução, umas espécies vão-se duplicando mais que outras. As próprias mutações ajudam ao aumento da biodiversidade. O ser humano é que desconhece muitos seres vivos, pois a biodiversidade existente e algo inexplicável que, com o andar dos anos, vai sendo minimizado primeiro porque o aumento da população exigem maiores rendimentos e por isso usar espécies mais vantajosas; por outro lado a destruição de vários habitats implica a destruição destes bens naturais.

Anônimo disse...

licenses exogenous blogit petitioners done combinations infonu matched investments profiling walter
semelokertes marchimundui