terça-feira, 29 de abril de 2008

Testes de DNA à venda em farmácias norte-americanas

As farmácias norte-americanas começaram a vender os primeiros testes livres de DNA.

Para se verificar, numa primeira análise, a paternidade de uma criança bastam cerca de 20 euros. O novo teste de paternidade chama-se Identigene, dispensa prescrição médica e foi colocado à venda em 4363 farmácias, nos Estados Unidos.

Segundo o Diário Económico, trata-se de um kit de recolha de saliva que depois é enviado para análise, por correio por mais 79 euros. O resultado, garantem, demora cinco dias. No entanto, não é aceite em tribunal como prova de paternidade, mas as pessoas procuram o teste à mesma.



Fonte: http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=5648

Opinião pessoal: Esta notícia só nos referencia como as biotecnologias estão cada vez mais em "vogue", ou seja, até um teste de paternidade que antes era algo que só num laboratório especializado seria possível, hoje até em casa o podemos fazer.
Todos os avanços trazem imensos benefícios, mas claro que, também, tal liberdade no "julgamento" de paternidades, por exemplo, pode nem sempre ser positivo, por isso acho que tal teste não ser válido num tribunal tem toda a lógica e razão.

5 comentários:

Nuno Lopes disse...

boa postagem. este teste veio espantar-me um pouco pois apesar da recolha de saliva não ser nada muito técnico, estão-se a banalizar as análises de DNA e penso que em vez de servir para mostrar a verdade a ciência está-se a envolver num negócio muito lucrativo e nada mais que isso.
xau

João Miguel disse...

Concordo contigo Ana... É uma maneira interessante e simples de determinar tal facto que, como o Nuno disse, pode-se tornar, principalmente nos primeiros tempos, num negócio muito lucrativo. Só o futuro dirá até que ponto isto é útil ou não.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Anônimo disse...

What's up, everything is going fine here and ofcourse every one is sharing facts, that's rеally excellent,
kеep up writing.

Also viѕit my web-site; hemroids

Anônimo disse...

Εxcellent pοst but I was wantіng tο
κnow іf уou сould wгite
a littе more on this topic? I'd be very grateful if you could elaborate a little bit further. Thanks!

Feel free to visit my web site ... hemorrhoids symptoms