segunda-feira, 7 de abril de 2008

Activação de proteína pode evitar cegueira

Segundo um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriu-se que a activação de uma determinada proteína, chamada Robo4, evita os danos vasculares nos olhos e, em alguns casos, pode até revertê-los.
Os dois tipos de problemas de visão são comuns em pessoas com mais idade e envolvem o vazamento de vasos sanguíneos dentro do olho e a formação de novos vasos sanguíneos anormais.
No estudo divulgado pela revista especializada Nature Medicine, os investigadores descobriram que a activação da proteína Robo4, evita os danos vasculares nos olhos e, em alguns casos, pode até revertê-los. A activação foi realizada com sucesso em camundongos criados em laboratório para desenvolver degeneração macular e retinopatia diabética.
Segundo Randall Olson, director do Centro de Estudos para Olhos John A. Moran, de Utah, "Estamos empolgados e queremos aproveitar esta oportunidade para ampliar a pesquisa, a fim de dar esperança real para pacientes que têm poucas e, frequentemente, decepcionantes opções (de tratamento)".
Apesar do sucesso no tratamento com camundongos, os cientistas acreditam que ainda serão necessários alguns anos antes que um medicamento eficaz possa estar disponível para pacientes. A experiência com cobaias não prova que o mesmo princípio funcionaria em humanos ou que o medicamento poderia ser usado em pessoas sem causar efeitos colaterais. Mas os investigadores descreveram a pesquisa como "um grande avanço".
"A identificação de novos caminhos para evitar o crescimento anormal de vasos sanguíneos e vazamentos representa um grande avanço científico", disse Hemin Chin, médico do Instituto Nacional de Olhos dos Estados Unidos.

Opinião Pessoal:
é bom verificar que doenças como a cegueira que era tomada como incurável e irreversível na maioria dos casos, pode ser evitada e até mesmo curada pela activação de uma proteína, sei que nos adultos ainda não foi provada a segurança e sucesso do tratamento mas é sem dúvida um grande avanço.

Nenhum comentário: